ORDEM, PROGRESSO E PAL-M!

Vivemos no Brasil.Um país diferente!
E como não poderia deixar de ser, temos nosso próprio sistema analógico de TV, diferente dos padrões utilizados no RESTO DO MUNDO! (PAL, NTSC e SECAM)
PAL-M foi uma gambiarra criada pelo governo brasileiro quando precisavam adotar um sistema de TV colorido, no começo dos anos 70.Naquela época não tinha esse negócio todo de videocassetes, videogames, DVD players...então o governo brasileiro estava pouco ligando se um dia tudo se transformasse em uma salada incompatível.E foi o que aconteceu!
Nos anos 80, quando os primeiros videocassetes chegaram em terras brasileiras via Paraguai, as pessoas se depararam com um pequeno problema: Ficava tudo preto-e-branco nos maravilhosos televisores nacionais.
Então eis que as oficinas de fundo de quintal começaram a "transcodificar" os videocassetes para o nosso padrão bizarro, criando um monstro chamado "N-Linha", que é uma mistura de vários sistemas diferentes, criando uma gambiarra ainda maior que a que o governo já havia criado.O resultado disso é que as fitas gravadas naqueles videocassetes só podiam ser reproduzidas com cores através deles.E isso foi só o começo.
Com a grande popularização dos videogames, eles também tiveram que ser devidamente transcodificados pelas oficinas de fundo de quintal, resultando em uma qualidade de imagem duvidosa.É o clássico exemplo do N64 que fica com as cores instáveis quando entra em modo entrelaçado para exibir 480 linhas.
Só no final dos anos 90 é que se popularizaram as TVs com a incrível capacidade de receber sinais NTSC, e com isso os atuais videogames e DVD players não precisam mais de transcodificações mal feitas.Estaríamos nos rendendo ao sistema NTSC?Deviam ter feito isso no começo?A reserva de mercado atrapalhou a nossa vida?É tudo culpa do Sílvio Santos?
Bom, estamos agora diante de mais uma gambiarra, o sistema digital terrestre de televisão.Mais uma vez o Brasil foge dos padrões e reinventa a roda.
Quem é que vai sair perdendo?
Pense nisso.

Nenhum comentário: