Guerra (1997)

Inverno de 1997 - o que aconteceu nesse ano mudaria a história para sempre. Os mais velhos se lembrarão com um aperto no peito, os mais jovens se recordarão das lendas que ouviram quando crianças... estou falando da GUERRA DOS PANDEIROS.

"Quem poderia imaginar que um objeto tão inofensivo e alegre poderia causar tanta discórdia" - Cid Moreira

A Batucada Pandeiros Ldta. lançava seu novo modelo, o BatucadaII™. Prometendo um acréscimo de ziriguidum que mudaria toda a indústria dos pandeiros, o BatucadaII™ parecia ser a escolha certa pra 1998, mas não foi isso que aconteceu...
Junto com o lançamento de seu novo produto a Batucada Pandeiros Ldta. decidiu usar um marketing agressivo, muitas vezes ultrapassando as linhas do bom censo: foi um show de pouca vergonha, propagandas desnecessárias, outdoors constrangedores, uma verdadeira mancha na história dessa empresa tão idônea. O problema é que isso era só a ponta do iceberg.
De uma hora para outra os jornais começaram a pipocar com denúncias e intrigas contra a principal concorrente da Batucada, a famosa "Show do Nego - Artigos Sambeirísticos". Primeiramente eles afirmaram que "sambeirístico" não era uma palavra real, e que isso já era uma prova de como essa não era um empresa confiável. Na semana seguinte o Professor Pasquale, famoso professor de língua portuguesa da TV, afirmou em seu programa que "sambeirístico" era uma palavra aceitável, apenas um pouco desconhecida. A mídia ficou em polvorosa e até hoje se especula se o Professor Pasquale foi ou não comprado pela Show do Nego - Artigos Sambeirísticos.
Fotos comprometedoras dos executivos da Show do Nego, relatos de pessoas que haviam sofrido acidentes terríveis com os seus produtos, e até mesmo um vídeo onde gatos eram mal-tratados e se afirmava que eles eram a matéria-prima dos pandeiros da Show do Nego... mas a gota d'água foi quando um representante da Batucada afirmou em rede nacional que a Show do Nego - Artigos Sambeirísticos era uma empresa racista e que mostrava isso no seu nome bem claramente. Era hora de parar essa loucura.

Mamãe VonShermman, a Linguiça dos momentos felizes
Vocês já devem ter ouvido falar do alemão Wolfgang VonShermann, o magnata das Linguiças Mamãe VonShermman. Pois bem, surpreendentemente ele se revelou também o acionista majoritário da Show do Nego - Artigos Sambeirísticos, e descendente direto de um dos fundadores da companhia, seu avô Julius Wagner Wunder Welstern VonShermman.
Numa manobra de mestre ele rebateu as alegações de racismo da Batucada Pandeiros Ltda., alegando e PROVANDO que houvera uma pequena confusão com o nome da empresa: não era "Show do Nêgo", era "Show do NEGO" do verbo 'negar'! Com algumas anotações de seu avô, que foram devidamente testadas em laboratórios internacionais e se mostraram autênticas, ele provou que a intenção de seu avô nunca tinha sido ofender a raça de ninguém, muito pelo contrário, o uso do verbo 'negar' demonstrava que ele estava negando todo tipo de descriminação que seu povo havia cometido no passado, pois ele era muito arrependido por ser filho de um grande ex-general nazista. A vergonha era tanta que nos seus diários ele assinava como "Emenegildo Fonsequinha", renegando seu nome de família.

Julius Wagner Wunder Welstern VonShermman, conhecido como Seu Fonsequinha

Isso abalou as estruturas da Batucada Pandeiros Ltda., sem ter como responder a essas provas legítimas só lhes restou soltar uma pequena nota à imprensa, que passou quase desabercebida, pedindo desculpas pelas suas falsas alegações e afirmando que os responsáveis por elas seriam sumariamente retirados dos quadros da empresa.

O resto é história: o BatucadaII™ ficou sendo o símbolo dessa lamentável fase da Batucada Pandeiros Ltda. e, apesar da altíssima qualidade e do ziriguidum na medida certa, não decolou nas vendas e até hoje é visto nas rodas de samba como um símbolo de "mau-agouro".
A Batucada Pandeiros Ltda. demitiu todo o seu departamento de marketing e vários de seus executivos do alto-escalão. Depois de dois péssimos anos, em 2000 ela lançou o B4tucada2k™ com GPS e lindos leds de todas as cores, que devolveu a antiga credibilidade e deu um ar de modernidade à empresa.
Wolfgang VonShermman decidiu vender sua parte na "Show do Nego - Artigos Sambeirísticos", alegando que já estava na hora de deixar os sonhos dos seus antepassados pra trás e correr atrás dos dele próprio, a carreira de lenhador. Dois anos depois, em 1999, ele veio a falecer quando uma sequóia da Alemanha caiu em sua cabeça numa expedição mal-sucedida.

Uma animada roda de samba...
Essa é uma história que nunca deve ser esquecida. Numa guerra não existem vencedores. No final todos se dão mal de um jeito ou de outro. O importante é não deixarmos isso atrapalhar o nosso samba, e nem nossa linguiça.

Uma boa noite a todos, e pensem nisso...

3 comentários:

Tiago disse...

Tenho um BatucadaII™ aqui, ele sempre anima os pagodes nos finais de semana!Recomendo!!

Anônimo disse...

Pandeiro é instrumento de guerra meu fio @_@

Anônimo disse...

pra mim isso tudo foi uma grande jogada de marketing e uma conspiração pra acabar com a show do nego, que produzia o melhor aro de pandeiro do mundo,o batucadaII so era bom por causa da pele de cabra especial q eles usavam, mas se o aro, a pele e as platinelas não estão no mesmo nível de qualidade isso quebra a harmonia do pandeiro e sem harmonia entre todos os componentes do pandeiro vc não toca vc so faz barulho.
os aros da show do nego eram feito com uma peça unica de sequóia da alemanha, diferente das outras empresas q usavam e ainda usam varias camadas de madeira sobrepostas e unidas por uma cola super resistente, pratica q facilita a construção do aro mas diminui sua qualidade.
eu resolvi esse problema pegando a pele de cabra de um batucadaII e colocando em um aro da show do nego (pode ser qualquer modelo pois todos tem a mesma qualidade) atualmente to usando platinelas de bronze mas pretendo trocar futuramente(to sem grana pra compra um jogo de platinelas bom).